Buscar

Israel: polo de inovação e Cyber Security

Um país com poucos recursos naturais, em uma região de conflitos efervescentes e cercado por inimigos políticos. Em um ambiente hostil e desfavorável, criatividade e eficiência são primordiais e a inovação vem pela necessidade de sobreviver e prosperar.


Esse cenário estimulou o governo de Israel a unir forças com Exército, Universidades e ecossistema empreendedor para transformar o país em uma das maiores referências em inovação, empreendedorismo e tecnologia do mundo. Mas, foi sua preocupação com a segurança que garantiu ao país mais um reconhecimento: potência em Cyber Security. As areias do deserto de Negev deram lugar à uma infraestrutura urbana que abriga um dos maiores centros de cibersegurança no mundo.


Reconhecida globalmente como o 2º principal polo de inovação deste segmento, Israel foi notada por gigantes do Vale do Silício como Microsoft, Google e IBM, que além de levar filiais de seus negócios pra lá, também adquiriram empresas de cibersegurança do país.


O apoio à tecnologia é tão valorizado que o governo israelense investe cerca de 5% de seu PIB em Pesquisa e Desenvolvimento. Com mais de 5 mil startups, o país leva o codinome de Startup Nation, além de abrigar as top 10 maiores empresas de Cibersegurança do mundo. Somente em 2018, foram investidos US$1,19 bi em startups de cibersegurança no país, quase 20% dos investimentos globais no setor.


Tel Aviv e Beersheva, as capitais da Cibersegurança.


A região de Tel Aviv tornou Israel referência em inovação e empreendedorismo, abrigando a maior parte das startups e empresas de tecnologia do país e reunindo grandes eventos sobre Cyber Security, como a Cyber Week.


Há poucos quilômetros dali, está Beersheva: um dos principais conglomerados mundiais de pesquisa em cibersegurança. A pequena região, que antes era cercada apenas por deserto, se tornou sede da Universidade de Ben-Gurion que junto do exército israelense foi a primeira instituição a iniciar as pesquisas nesse setor. Empresas como Paypall, IBM e Deutsche Telekom têm escritórios na região, apoiando e incentivando o desenvolvimento do local.


Bersheeva é também sede da CyberSpark, uma joint venture do Departamento Nacional de Cyber Security de Israel no gabinete do Primeiro Ministro, do Município, da Universidade Ben Gurion e empresas líderes de cibersegurança. São mais de 10 edifícios dedicados exclusivamente ao desenvolvimento dessa tecnologia.


A união faz a força.


Todo esse cenário de inovação e cibersegurança é resultado de um governo que enxergou uma oportunidade no deserto - literalmente - e uniu forças e recursos de seu exército com o setor privado para apostar em pesquisa, educação e tecnologia.


É uma das maiores provas de intersetorialidade e colaboração de uma nação em prol da criação de um ecossistema sustentável e determinado a evoluir. Israel está muito à frente de grandes países desenvolvidos quando o assunto é Cibersegurança, se consolidando como referência mundial no assunto.

Logo Fisher New.png
Logo fisher branco(Anexo 2).png
  • Linkedin Fisher Venture Builder
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Fisher Venture Builder
  • Twitter Fisher Venture Builder

Rua dos Pinheiros, 498, 3º andar - São Paulo, SP  |  Brasil