Buscar

Fish4You: computação quântica, mudança no wework, pagamento instântaneo e reposicionamento do uber


Quantum Computing - Google


Overview: Segundo paper visto pelo FT e postado brevemente no site da Nasa, especialista do Google afirmam que seu computador quântico, atingiu a supremacia quântica - que é a capacidade de resolver problemas que um computador normal não conseguiria. Segundo o paper, a máquina foi capaz de concluir em pouco mais de três minutos o que um dos mais avançados computadores atuais demoraria cerca de 10.000 anos. Apesar do feito tecnológico, ele ainda precisa de diferentes adequações para se tornar viável.

Why It Matters: Atualmente, grandes empresas de tecnologia como IBM, Intel, Microsoft e Google vem investindo uma enorme quantidade de dinheiro no que pode ser a próxima revolução da computação, mas também com potencial para quebrar a internet. O aumento da capacidade de processamento é um grande avanço para diversas áreas, mas torna possível também a quebra dos mecanismos atuais de criptografia que guardam informações sensíveis em segredo. É a tecnologia que mantém serviços como emails, bancos, sites de e-commerce e diversas outras atividades em funcionamento.

Go deeper: New Scientist Financial Times The Economist The Verge


WeWork - Renúncia do CEO


Overview: Os últimos 2 meses não foram fáceis no co-working mais famosos do mundo. Depois de fortes críticas relacionadas à governança e modelo de negócio, e sucessivos cortes no seu potencial valuation durante o processo fracassado de IPO, o CEO da We Company, Adam Neumann, decidiu deixar o cargo após fortes pressões. Em seu lugar assumiram Artie Minson, até então presidente e diretor financeiro, e Sebastian Gunningham, que estava no cargo de vice-presidente.

Why It Matters: Neumann já vinha sendo criticado por inúmeras atitudes controversas nos últimos tempos - como empregar parentes em cargos de liderança, cash-out na casa do USD 700 milhões, venda da marca We Company para a própria empresa, aluguel de imóveis próprios para o WeWork, entre outros. Agora, o mercado questiona cada vez mais os grandes valuations privados atingidos por startups não lucrativas e ressurgem teorias de uma possível bolha de tecnologia induzida pela Softbank.


Go deeper: TechCrunch Canaltech Business Insider The Wall Street Journal



Pagamento Instantâneo


Overview: O Banco Central anunciou que pretende lançar em novembro de 2020 o sistema de pagamento instantâneo. O Bacen trabalha no desenvolvimento de uma plataforma de liquidação central própria para o novo sistema, e chegou inclusive a ser veiculada a possibilidade do uso de blockchain como base para essa plataforma.

Why it matters: O modelo de pagamento instantâneo deve mudar radicalmente o setor, simplificando e barateando as transações, além de potencialmente elevar o uso de meios eletrônicos de transferência de recursos. Muitos dos players de mercado - novos e tradicionais - já estão se antecipando e adequando suas plataformas para o novo modelo, mas a adoção do novo modelo deve ocorrer de forma gradual, co-existindo com cartões e TED/DOC por um bom tempo.

Go deeper: Estadão Terra Mobile Time



Uber - Um novo posicionamento


Overview: Após perder o prestígio em diferentes países, a Uber decidiu se reinventar no mercado. Ela traz consigo a proposta de unir diferentes apps em um só lugar. Além do Uber Eats, agora passará a ter parceria com outros aplicativos, como Moovit e possivelmente, o Jump. O aplicativo também ganhará um programa de fidelidade, com descontos exclusivos, e nova série de funcionalidades para melhorar a segurança. São Paulo será uma das primeiras cidades a conhecer a nova versão do app que já está funcionando nos Estados Unidos e no México.

Why it matters: Desde os escândalos que levaram à saída do fundador e ex-CEO Travis Kalanick, a Uber perdeu o status de "startup cool". Os embates com reguladores também não são novidade, mas, agora de capital aberto, enfrenta ainda a pressão de seus acionistas sobre a capacidade de gerar lucros. Frente a esse cenário a empresa tenta se reposicionar como um app agregador de mobilidade urbana, e se tornar o app do dia a dia para qualquer tipo de transporte.


Go deeper: CNBC The Verge Brazil Journal Mobile Time






Logo Fisher New.png
Logo fisher branco(Anexo 2).png
  • Linkedin Fisher Venture Builder
  • Branca Ícone Instagram
  • Facebook Fisher Venture Builder
  • Twitter Fisher Venture Builder

Rua dos Pinheiros, 498, 3º andar - São Paulo, SP  |  Brasil